THIRTEEN REASONS WHY: UM ALERTA A SOCIEDADE.

 Recententemente, na verdade ontem, eu terminei de assistir a série 13 reasons why, eu já vinha ouvindo falar dela há algum tempo más fui bem relutante em assistir, devido há alguns probleminhas que tive no passado, pensei que a série iria me fazer ter algumas lembranças que eu preferia deixar guardadas, más mulher é um bicho curioso né! Pois então, de tanto ouvir sobre eu resolvi dar a minha cara a tapa e tentar, pelo menos tentar assistir.


 
    Logo de cara eu não vi nada de tão pesado na série visto que as cenas mais chocantes são mais pro final, os primeiros episódios foram super de boa, não que não sejam necessários ou que não passem nenhuma mensagem, eles passam sim e uma mensagem muito importante, a série em si é um aprendizado e tanto. Um dos assuntos mais falados nas últimas semanas a série conta a história de uma adolescente, Hanna Baker, como outra qualquer, como você já foi ou como é. Cheia de sonhos e planos e que por uma série de acontecimentos, traumáticos, vê sua vida acabar pouco a pouco. Sem spoilers aqui, ok?

               “Talvez tenha feito algo cruel. Ou talvez só tenha observado acontecer”


QUAL O SENTIDO DESTE POST? 


  É como eu disse, quando eu comecei a assistir eu já tinha mais ou menos uma noção do que era a série, ou pelo menos pensava ter, e cheguei a conclusão, logo no meio da série que TODO MUNDO precisa assistir a série pelo menos uma vez na vida, seja você adolescente ou não, esteja você no colégio ou não. 

   A série não é um guia de como sobreviver ao high school, colégio, más te mostra muitos acontecimentos frequentes dentro de um dos ambientes que é inevitável a nossa passagem por lá. será que aquelas brincadeiras "bobas" pra você, também são bobas pra quem tem que lidar com elas? Será?
  Já nos primeiros episodios nos deparamos com uma das "brincadeiras" mais feitas no ensino médio, uma famosa lista, más o que esta lista pode trazer de ruim pra você se são apenas elogios? Pensamento mesquinho, machista até. (Machista, porque o caso em questão era com uma garota)


  O que significa a palavra "elogio"?

  1. 1.
    julgamento favorável que se exprime em favor de alguém; louvor.
  2. 2.
    discurso em louvor de alguém.


           Ser rotulada com a melhor bunda, do colégio, ou coisas parecidas não é elogio a ninguém.


O seriado é sobre adolescentes más com ensinamentos para qualquer idade, você está preparado para aconselhar uma vítima de bullying, uma vítima de estupro? A sociedade está preparada ? 

     Podemos ver claramente o despreparo do colégio, do conselheiro, sim  até do CONSELHEIRO, que deveria ser um profissional apto a ajudar jovens, pessoas com esses tipos de problemas, até em falar do assunto, há uma certa dificuldade oque não deveria acontecer visto que infelizmente os números não estão a nosso favor:

  A maioria das vítimas de estupro têm entre 0 e 17 anos. Foram 297 mulheres com essa faixa etária em 2016. Ao todo, foram 369 casos registrados durante o ano. Há cinco anos, esse número era ainda maior com 416 estupros no total, sendo 327 crianças e adolescentes.
                Fonte: G1, Tocantins. 

Eu disse que seria sem spoilers né, más eu não consegui!!! Sorry!

   Não quero mais me prolongar, más quero te dizer que se você ainda não viu, assista sabendo que sim é uma série com cenas pesadas, más também é uma série de muitas reflexões e ensinamentos, a série é um alerta um pedido de socorro, a nossa sociedade precisa acordar. E se você que por algum acaso está passando por uma situação parecida, ou que está pensando em cometer qualquer ato contra sua própria vida ligue 141 ou acesse o site do centro de valorização a vida, www.cvv.org.br/ . Eles estão lá pra te atender te dar um apoio emocional á qualquer hora do dia, o atendimento é 24hrs por dia e sigiloso. Bullying também é crime, e você pode ajudar alguém que esteja passando por uma situação assim, disque 100.
   Não procure ajuda em sites ou em séries, procure um profissional apto a te atender seja um psicologo ou nos sites e números acima.

    “Todos que você conhece estão passando por uma batalha que você não sabe nada a respeito. Seja gentil, sempre”
  
    Resumindo: eu acho que sim, vale a pena  assistir a série, más sabendo oque vai encontrar por lá, a série tem vários gatilhos, as emoções que ela desperta em cada um são muito relativas más tenho certeza de que vai te fazer refletir muito independente do efeito que ela trás sobre você. 

                                 E você já assistiu a série? O que achou? Me conta aí vai! 

" O Senhor está perto
dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito abatido. "
Salmos 34:18



Pin It

Nenhum comentário:

Postar um comentário